Tosquia à máquina na qual quase todo o pêlo é cortado, mais ou menos curto de acordo com o gosto do dono e também de acordo com o estado em que o pêlo se encontra. O corte do pêlo pode ser todo por igual ou fazendo um penteado a gosto do dono a nível da cabeça, rabo ou ambas.
Nos cães de raça definida o dono pode optar por uma tosquia completa ou uma tosquia de raça, tendo cada raça o seu corte especifico. Esta é considera uma tosquia de beleza.
Tosquias a tesoura são também elas consideradas tosquias de beleza. Por norma usadas para fazer um corte mais alto do pêlo e mantendo o corte de raça.
Tal como o nome indica, o objetivo é manter mais tempo e de forma mais eficaz a higiene dos animais, ajudando também na eliminação de odores e sujidades.indesejáveis. O manto mantêm se, cortando para eliminar o pêlo na zona genital, no abdómen, ânus e o pêlo entre as almofadas das patinhas.
Regularidade de acordo com a necessidade de cada cão.
Inclui sempre limpeza de ouvidos e olhos assim como corte de unhas. Uso de bons produtos e boa secagem com escovagem.
A pelagem do cão pode ser curta, média ou longa e o ritual de escovagem deve existir sempre e regularmente de forma a manter o manto em boas condições e não formar os indesejáveis nós. Os nós podem provocar comichão, dor e até lesões na pele. Por isso, e no caso de não desejar tosquiar o seu pêlo, tem a opção de o levar a um profissional para com os utensílios próprios e técnicas de escovagem, tirar todos os nós e deixar toda a pelagem devidamente escovada.
Sempre mediante prescrição veterinária, com o champô de tratamento recomendado pelo veterinário e com a regularidade também indicada pelo veterinário.
Caso não consiga fazer uma escovagem eficaz ao seu animal é importante que o leve regularmente a um profissional para o fazer visto que é fundamental para a saúde da sua pele e pêlo.